sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Professoras da UFBa homenageadas na Câmara Municipal de Salvador



NOTÍCIAS
14/12/2012 13:09:22
Crédito: Valdemiro Lopes

Professoras da UFBa homenageadas por Vânia Galvão

Cecília Sardenberg e Ana Alice Costa receberam as honrarias em sessão solene Pelo trabalho à frente do Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher (Neim), da Universidade Federal da Bahia, as professoras Cecília Maria Bacellar Sardenberg e Ana Alice de Alcântara Costa foram homenageadas pela Câmara Municipal de Salvador, na quinta-feira (13) à noite, por iniciativa da vereadora Vânia Galvão (PT). A paulista Cecília recebeu o Título de Cidadão de Salvador e a baiana Ana Alice, natural do município de Caravelas, foi condecorada com a Comenda Maria Quitéria.
Vânia Galvão justificou as homenagens como “uma retribuição a essas duas grandes mulheres pela atuação incessante na luta feminista”. Além de participarem ativamente da criação do segundo núcleo do gênero em universidades brasileiras, o Neim, em 1983, as professoras se engajaram em diversos outros movimentos em defesa dos direitos das mulheres e pela transformação da condição feminina.
Segundo a vereadora, que é funcionária da UFBa, o Neim tem como ideário a articulação entre teoria e prática feminista na academia. A frase da presidente Dilma Rousseff, “Aqui se consagra e se afirma a capacidade de ser – e de fazer – da mulher”, dita na solenidade de posse, foi repetida por Vânia Galvão ao condecorar as professoras, frisando que “ela se aplica perfeitamente a esta ocasião”.

As homenageadas

Ao traçar um resumo da trajetória das homenageadas, Vânia Galvão citou que Cecília Sardenberg, radicada na Bahia desde 1980, é detentora de amplo conhecimento em teoria antropológica, antropologia urbana e estudos feministas. Participou da criação, também, da Rede Regional Feminista de Estudos Sobre Mulheres e Relações de Gênero (Redor) e do Fórum de Mulheres de Salvador, tendo integrado o Conselho Estadual dos Direitos da Mulher da Bahia.
Já Ana Alice Costa, graduada em ciências sociais pela UFBa, fez parte do Grupo Feminista Brasil Mulher – Seção Bahia e atuou de forma marcante em alguns momentos históricos da luta feminista, como o Lobby do Batom, durante a Constituinte Federal, e da concepção da primeira Delegacia Especial de Apoio à Mulher. Foi agraciada com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz 2012, no Senado Federal, ao lado da presidente Dilma, pela contribuição à luta em defesa dos direitos da mulher.
Ao receber a cidadania soteropolitana, Cecília Sardenberg agradeceu aos vereadores “por me permitirem ser, também, filha desta terra da felicidade, que tem como principal produto essa gente maravilhosa que eu tanto amo. Agora sou soteropolitana de coração e de direito”. Ana Alice se mostrou emocionada por ser merecedora da Comenda Maria Quitéria, o que atribuiu à legitimidade do campo de luta pela educação das mulheres na UFBa. “Normalmente santo de casa não faz milagre”, brincou.
A vereadora Marta Rodrigues (PT) ocupou a presidência da mesa durante o discurso da colega Vânia Galvão. Presentes, ainda, a senadora Lídice da Mata; a secretária de Políticas para as Mulheres, Vera Lúcia Barbosa, representante do governador Jaques Wagner; Alda Motta, do Neim; Maria Helena Silva, do Brasil Mulher e do Fórum de Mulheres de Salvador; e Sônia Sardenberg, irmã de Cecília, que falou em nome da família. A cantora Eliana Caetano, do Coral da Defensoria Pública, se apresentou acompanhada do tecladista Jorge Marques.

Fonte: site institucional da Câmara Municipal de Salvador
Disponível em: <http://www.cms.ba.gov.br/noticia_int.aspx?id=5006#null> Acesso em 14 dez. 2012.